Vivaldi: O navegador que conquista o mundo dos carros elétricos

Vivaldi: O navegador que conquista o mundo dos carros elétricos

A vantagem de ser pioneiro: Uma prática não frequentemente seguida

Olhando algumas análises de carros elétricos, há algo que está se tornando unanime entre os diversos modelos e fabricantes: a presença do navegador Vivaldi em suas centrais de infotainment. E como quem chegou primeiro irá dominar o mercado bem como ditar as regras do jogo, fui atrás de algumas informações dos motivos do navegador Vivaldi estar presente nos carros elétricos.

Por que Vivaldi está dominando a navegação em carros elétricos?

Basicamente, chegaram primeiro num mercado inexistente, sem demanda... agora, dominam a inteligência com parceiros chaves.

A Polestar (divisão de elétricos luxuosos da Volvo, mas que se originou como divisão para versões focadas em desempenho da Volvo) é a fabricante de automóveis que lidera o impulso do Android Automotive OS, ao ser uma das primeiras empresas a adotar o sistema operacional de carros do Google.

Nota: não tem relação com o Android Auto, no caso do Android Automotive OS, estamos falando de um S.O. para controle total do veículo e não espelhar a tela de um Android na central multimídia.

Porém, no mercado chines, o sistema de infotainment não é o Android e por lá estão sendo impulsionados o desenvolvimento de outros S.O.s

No caso da Polestar, usarão (e estão colaborando no desenvolvimento) do sistema Flyme Auto (da empresa Meizu, que pertence ao conglomerado da Geely, que por sua vez possui as seguintes marcas: Volvo, Lotus, Geely, Livan/Lifan/Maple, Zeekr, Lunk & Co, Proton, London EV e Ouling/Tking).

Voltando aos Polestar para o resto do mundo, ele possui seu sistema operacional e infotainment 100% Google, o sistema operacional nativo Android Automotive OS controla tudo, desde o rádio para aquecimento e ar condicionado para navegação. Aqui está o demo dele em 2019 na Google’s I/O developer conference: https://www.theverge.com/2019/5/8/18537200/google-android-auto-volvo-polestar-2-hands-on-demo-io-2019
Outras montadoras que estão com o Google são as marcas da Stellantis, Renault-Nissan-Mitsubishi, Audi, GMC, Chevrolet, Cadillac, Lucid e claro, Volvo (além das demais marcas da Geely, como a Polestar).

Em 2023 Ford, Lincoln e Stellantis começaram a usar o sistema operacional, um ano antes, foi a Honda.

E o Linux?

Além do Google e seu Android Automotive OS, temos a Linux Foundation e diversas empresas num esforço desenvolvendo o Automotive Grade Linux (ALG) - aqui a Volkswagen é um dos maiores parceiros https://www.automotivelinux.org/

Browser Vivaldi

Estranhamente para uma empresa tão centrada na web como o Google, o Android Automotive não inclui um navegador da web sendo que há o Chrome Browser facilmente disponível na plataforma.

O modelo Polestar 2 foi o primeiro carro a receber um browser terceiro, o Vivaldi, que é um dos muitos navegadores baseados no Chromium por aí.

Conforme o CEO da Vivaldi, Jon Stephenson von Tetzchner, a parceria surgiu devido às sinergias entre a Vivaldi e a Polestar.

“Estamos muito orgulhosos de apresentar nosso navegador a um carro pela primeira vez e especificamente com uma marca como a Polestar. Nossas ambições tecnológicas e de sustentabilidade estão bem alinhadas”, disse ele.

“Valorizamos a transparência, a privacidade e a inovação responsável — incluindo o fato de termos os nossos servidores na Islândia, um dos mercados mais recentes da Polestar. Como a Polestar, somos uma marca desafiadora e adotamos uma abordagem escandinava ao design, baseada na confiança e na escuta de nossos usuários.”

Embora isso abra a porta para o uso mais amplo de navegadores de terceiros em carros com Android Automotive OS, algumas montadoras não veem navegadores de terceiros chegando a seus produtos em um futuro próximo (como declarado, por exemplo, pela General Motors).

Diversas outras fabricantes já liberaram o Vivaldi para seus automóveis, como a Renault, Mercedes-Benz e Ford.

Obviamente, para a segurança do motorista, o navegador só pode ser usado quando um carro está estacionado. Quando em movimento, qualquer conteúdo de streaming mudará para um formato somente de áudio.

Os usuários podem transmitir conteúdo de seus serviços de streaming de áudio e vídeo. O navegador permite chamadas de vídeo, jogos pré-carregados (Vivaldia), além de ferramentas já comuns aos browsers, como o sincronismo entre outros dispositivos, gerenciamento de abas/guias, favoritos, etc... E aplicativos web (PWA).

O navegador vem com um bloqueador de anúncios embutido, uma ferramenta de tradução, proteção de rastreamento e uma função de notas. A funcionalidade de sincronização criptografada permite que as guias abertas em um dispositivo sejam transferidas para outro.

Fundada por Jon von Tetzchner (co-criador do navegador Opera), que ressalta a importância da privacidade e critica a coleta excessiva de dados por parte das empresas. Ele afirma que a Vivaldi não coleta dados dos usuários e que seu foco é oferecer o melhor produto possível, priorizando a segurança. A empresa também se posiciona contra a venda de dados e defende a regulamentação da coleta de dados pelas empresas.

Não escreverei sobre a história do Vivaldi... mas ele está sempre presente com Brave quando se fala em privacidade (vindos de navegadores baseados no Chrome/Chromium) - veja mais em https://privacytests.org/

https://vivaldi.com/pt-br/android/automotive/

https://source.android.com/docs/automotive/start/what_automotive?hl=pt-br

https://www.pcmag.com/picks/stop-trackers-dead-the-best-private-browsers

Screenshot

Desde 2020 meu navegador é o Brave, quem sabe, hora de testar mais um e te-lo sempre a vista ;-)

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