Qual a diferença entre hebreus, israelitas, judeus, israelenses e semitas?

Hebreus são os primeiros Judeus, os primeiros habitantes da Terra de Israel, aqueles que usaram pela primeira vez a língua hebraica. O termo tem um sentimento mais étnico e tribal do que religioso.

Quanto a israelitas e judeus, fazia-se uma distinção no período entre os século X e VIII antes da Era Comum, quanto dez tribos estabeleceram-se no norte da Terra Santa (Reino de Israel) e duas no sul (Reino de Judá). Hoje, porém, os dois termos são sinônimos. Judeus, por definição, são aqueles que aderem ao judaísmo como religião. E "israelita" é um termo usado simplesmente por quem não gosta de se chamar de judeu.

"Israelense", por outro lado, é um termo que designa um cidadão do Estado de Israel e não tem portanto nenhuma conotação religiosa ou étnica.

Existe diferença entre semita e judeu?

A palavra "semita" vem de "Shem". Os semitas são os descendentes de Shem, filho mais velho de Noé. Na realidade, trata-se de um conjunto de povos, que na antiguidade abrangia hebreus, árabes, babilônios, assírios, arameus, cananeus e fenícios.

Com o passar do tempo, o termo adquiriu um sentido mais restrito, em consequência da literatura antijudaica do fim do século XIX, que introduziu a palavra "semita" num contexto totalmente inexato, aplicando-se somente aos judeus. Daí o nome de "anti-semitismo" que se dá popularmente ao movimento contra os judeus.

Referência: Rabino Henry Isaac Sobel em 'Os Porquês do Judaísmo', pela CIP (Congregação Israelita Paulista), 1983.

Did you find this article valuable?

Support Esli Silva by becoming a sponsor. Any amount is appreciated!