Privacidade e Segurança

Privacidade e Segurança

Um guia para iniciar sua jornada em direção a liberdade

Play this article

Vou descrever como atualmente (Out/2022) estou cuidando da privacidade dos meus dados online e segurança. Neste outro artigo sobre o que poderá vir em 2023 (em relação ao Marco Civil da Internet no Brasil e da LGPD), escrevo que privacidade é luxo e quem sabe qual o verdadeiro valor dos seus dados, não deveria entregar de graça a diversas empresas. Infelizmente, saber e ter consciência disto é exceção, mesmo aos profissionais de tecnologia.

Não adianta falar o que deveria ou não usar como ferramenta, seria hipocrisia. Eu tento policiar-me, mas ainda não cheguei no 100% que quero em relação ao meu "Eu digital".

O que irei descrever neste post serão quais ferramentas utilizo no meu dia-a-dia tanto no laptop, PC e smartphone. Ainda estou preso a algumas que gostaria de me livrar.

Outro objetivo é futuramente atualizar com uma nova publicação mostrando a evolução.

Tenha em seus favoritos estes sites:

Há outros, mas nestes além de conhecer alternativas, também consegue validar configurações para otimizar o que já usa.

Navegador

Brave (tanto smartphone quanto laptop) - baseado no Chrome/Chromium E mantenho 2 outros LibreWolf (desktop) - baseado no Firefox Kiwi (Smartphone) - baseado no chromium, permite instalação de extensões no navegador do smartphone, como se estivesse no desktop. Mantenho ele apenas como 'segunda opção'.

Extensões

  • Ublock Origin
  • burles.co (extensão no Librewolf e usando via JS script com o tampermonkey nos browsers baseados em Chrome).

Anotação/Notas/Textos

Uso o Joplin, tanto no smartphone quanto no PC. Ele sincroniza os textos com a nuvem que escolhi e encripta os mesmos com minha chave.

Antes usava o Google Keep e o Evernote, eventualmente algum Notes... Mas o Joplin para mim foi a melhor alternativa.

Site de Busca

Creio que foi um dos mais demorados até virar 100% abandonando o Google (ou qualquer outro grande).

Algumas coisas pesquiso direto no wolframalpha.com

Tentei migrar para o duckduckgo.com (usei até o lançamento do Brave Search), startpage.com, searchencrypt.com e alguns outros. Mas consegui adaptar-me melhor ao brave search (lançado como beta em 2021).

Email, calendário, Armazenamento (drive)

Do Google (domínio próprio no GSuite/Workspace/4Business), outro endereço 'grátis' do gmail e ymail, troquei para o Proton (Mail, Calendar e Drive), até oi final de 2021 a versão gratuita e em diante, assinei o serviço.

Email alias

Passei a utilizar o SimpleLogin (outra alternativa é o AnonAddy), como o SimpleLogin passou a fazer parte do Proton, utilizo ele como padrão. Com ele, ao invés de usar o meu email real, crio um alias no SimpleLogin que irá fazer o redirect das mensagens (funcionando como reverso também), logo, com qualquer um que eu estiver trocando email (alguma lista momentanea, loja, ou qualquer uso temporario) não terá acesso ao email verdadeiro.

VPN

Eu tinha 2 serviços de VPN (um deles 'vitalicio' e não muito confiável e outro com limite de trafego), mas atualmente por padrão, utilizo o Proton VPN.

Signal

Provavelmente a parte de Instant messengers seja a mais difícil de mudar, pois ficará dependente do que o seu circulo pessoal/familiar/trabalho e etc... utilize. O Signal é o meu app padrão para SMS e comunicação, porém ainda mantenho o Whatsapp devido larga escala de uso no Brasil. Qualquer outro, como Telegram, Meta Messages (Facebook, instagram) não utilizo.

Senhas/2FA/MFA

Gerenciador de senhas e 2FA em todos os serviços possíveis. Uso a chave física Yubikey, além de um app para os tokens de uso único. Senhas complexas, sem repeti-las em mais de um site/serviço e periodicamente realizo a troca delas. Tenho uma seria e postagens sobre o Yubikey

DNS

DNS fixo nos meus dispositivos (smartphone, PC, roteador) usando o Cloudflare e Quad9.

  • DNS Cloudflare: 1.1.1.1
  • DNS Quad9: 9.9.9.9

Segurança no Linux (desktop)

Não somente usar Linux, mas encriptar o disco, usar 2FA para o root, senhas diferentes, sem logs e sem tmp no disco (/var/log, /var/tmp e tmp são sistemas de arquivos montados como tmpfs no fstab). Swapfile encrypted. Os apps descritos neste artigo, como o Brave, Proton VPN, Joplin.... E algumas outras medidas a nível de sistema operacional.

Obs.: Muita coisa aqui rsrsss merece um post dedicado.

Segurança no Android

Quanto menos apps melhor. Uma medida padrão que uso é ao invés de instalar diversos apps (até mesmo versões lite/Go) é usar a função "Add to Home Screen" do navegador, onde ele cria um atalho para o site que desejar. A maioria dos apps são apenas versões recursivas dos sites dentro do web view do Android e usando diversos rastreadores, plugins, cookies e etc... Usando esta função, uso o site/app com o beneficio dos bloqueadores do Brave. Alguns exemplos que podem ser usados neste formato: Amazon, Mercado Livre, Twitter, Facebook, reddit, 9gag

Blokada 5

A versão 5 (blokada.org/#download) diferentemente da presente na Store do Android, não exige assinatura. Com ele é possivel habilitar bloqueio de ads, rastreadores e etc... de outros apps, além de mudar o DNS.

NoRoot Firewall

Com ele bloqueio toda a rede do smartphone e libero apenas alguns apps essenciais, criando um filtro. Com o filtro criado, consigo a qualquer momento, bloquear toda comunicação do smartphone, seja para economizar pacote de dados ou para evitar algum trafego em rede insegura.

Não usar o buscador padrão

O foco é não usar o launcher default do smartphone (uso o Nova Launcher, mas já usei por um tempo o OpenLaucnher e o KISS) e com o Sesame Shortcut consigo alterar o buscador padrão para o search.brave.com além de integrar outros apps. O Nova Launcher foi adquirido no inicio de 2022 pela empresa Branch, ou seja, estou buscando uma alternativa para migrar! Voltando a pensar no KISS ou o Lawchair, Neo... enfim, buscar um novo.

Futuro da minha jornada

Ainda estou preso em algumas ferramentas do Google.

  • Trocar a Play Store pelo AuroraStore (não o AuroraDroid ou F-Droid) - A AuroraStore é o PlayStore sem precisar e login associando os apps a uma conta Google.
  • Google Maps e Waze.

Sair do Android default (e personalizado) das fabricantes. O lado ruim é que as ROOMs existentes só funcionam com os aparelhos Google Pixel ou aparelhos com Google One.

Não adianta pegar as listas, por exemplo, no privacyguides.org e adota-los, precisa estar na balança com a privacidade/segurança as suas necessidades, uso, praticidade e conforto.... Não é vantagem migrar para algum app com pessima interface, dificil ou ruim de usar em prol de um beneficio que, pesquisando e testando mais, conseguirá achar outro bem melhor. Um bom exemplo disto são as diversas interfaces (frontend) para youtube e redes sociais, são péssimos! Horriveis! Não irão remover as ads das redes sociais, não removem ou bloqueiam direito os rastreadores dos sites e por fim, possuem um UX medonho. Mais fácil usa-las no Brave e criar o atalho na home screen do Android, assim como faço com outros sites ao invés de instalar seus apps proprios.

Did you find this article valuable?

Support Esli Silva by becoming a sponsor. Any amount is appreciated!