Lensa, AI Art, Stable Diffusion... Não obrigado.

Lensa, AI Art, Stable Diffusion... Não obrigado.

A tecnologia e o mundo estão mais espertos ou você está mais idiota?

Semana passada houve um caso interessante: Um tatuador achou uma foto no Pinterest e tatuou alguém com essa foto, ou seja, gerou outra arte com a primeira. A foto por estar no Pinterest é pública (livre, creative commons)? Pois o fotografo original reclamou os direitos sobre ela...

Certo ou errado?

A maioria aponta como errado....

Mas e se um app, pegar milhões de imagens no pinterest (além de outros sites) para gerar outra art?

Leia até o final que irá entender....

Se você está em alguma rede social, provavelmente se deparou com a empolgante mania do aplicativo Lensa que inundou a Internet. Os usuários têm postado retratos incríveis de si mesmos gerados por IA tudo graças ao aplicativo de edição de fotos viral. Mas, infelizmente, a moda popular já está no centro de algumas controvérsias

O que é Lensa?

Criado pela Prisma AI, o Lensa usa o poder da inteligência artificial para criar autorretratos impressionantes usando várias ferramentas, como os recursos Face Retouch e Magic Correction, de acordo com o Mashable. Você pode criar seu próprio “AI Avatar” carregando de 10 a 20 fotos suas no aplicativo. Lensa usa a magia da IA para extrair pedaços de cada foto para criar o auto-retrato perfeito.

Embora o aplicativo pareça estar em demanda agora, o Lensa não é novo. O editor de imagens avançado está disponível na App Store e no Google Play desde 2018.

Embora o Lensa pareça ser divertido, as preocupações éticas e de privacidade sobre a tecnologia de IA do aplicativo já estão circulando nas mídias sociais.

Alguns usuários acreditam que o Lensa pode estar roubando arte de artistas marginalizados. Algumas pessoas nas mídias sociais acreditam que o Lensa está usando a tecnologia para remixar e redirecionar o conteúdo de artistas digitais sem compensação ou crédito.

Stable Diffusion

Artistas digitais têm criticado Lensa por usar uma técnica chamada Stable Diffusion (lançado em formato open-source pela Stability AI) para replicar e supostamente “roubar” o trabalho existente de alguns artistas marginalizados.

O Stable Diffusion é um “modelo de síntese de imagem AI de código aberto que gera imagens usando entrada de texto."

Para funcionar, uma pessoa ou grupo treinando o modelo reúne imagens com metadados (como alt tags e legendas encontradas na web) e forma um grande conjunto de dados, neste caso, ele basicamente pega imagens acessíveis publicamente na Internet, análises recentes do conjunto de dados mostram que muitas das imagens vêm de sites como Pinterest, DeviantArt e até Getty Images. Como resultado, Stable Diffusion absorveu os estilos de muitos artistas e incluiu milhões de artes destes artistas, levantando profundas questões éticas sobre autoria e direitos autorais, sendo que alguns deles se manifestaram vigorosamente contra a prática.

Em seguida, o modelo se treina no conjunto de dados de imagem usando um banco de centenas de GPUs de ponta, como a Nvidia A100. O Stable Diffusion custou $ 600.000 para treinar até agora (as estimativas de custos de treinamento para outros ISMs normalmente variam em milhões de dólares).

Privacidade e termos de uso

Os usuários podem estar vendendo seus dados faciais para o Lensa.

Vendendo não, pagando para acessar um app e poder dar suas fotos gratuitamente, na qual eles irão no minimo, alimentar a AI e usar com empresas terceiras, afiliados e com a Meta.

De acordo com a política de privacidade da Prisma, os usuários “mantêm todos os direitos sobre” seu conteúdo no aplicativo Lensa. Se você concordar com os termos da Prisma, de acordo com a cláusula de licença da empresa, eles têm o direito de “reproduzir, modificar, adaptar, traduzir, criar trabalhos derivados de” seu conteúdo de usuário “sem qualquer compensação adicional”.

Mas em resumo, eles possuem os direitos sobre o seu rosto! As imagens que você faz usando o aplicativo deles são deles para usar em qualquer marketing que quiserem fazer para sempre.

Felizmente, se você tiver alguma dúvida, pode escrever um e-mail para Lensa solicitando a exclusão de seus dados pessoais do aplicativo (são obrigados devido a GDPR para quem reside em países da EEA).

Segue um trecho:

Podemos compartilhar seus Dados Pessoais, bem como outras informações coletadas (incluindo, entre outros, informações de cookies, arquivos de log, identificadores de dispositivos e dados de uso) com empresas que fazem parte legalmente do mesmo grupo de empresas do qual fazemos parte, incluindo nossas subsidiárias, ou que venham a fazer parte desse grupo (“ Afiliadas ”). Os afiliados podem usar essas informações para ajudar a fornecer, entender e melhorar o Prisma (inclusive fornecendo análises). Tais Afiliados estão sujeitos às regras desta Política de Privacidade.

Também podemos compartilhar seus Dados Pessoais e outras informações coletadas com organizações terceirizadas, como contratados e prestadores de serviços que usamos para apoiar nossos negócios e que estão sujeitos a termos de confidencialidade e proteção de dados (consistentes com esta Política de Privacidade) para manter seus Dados Pessoais Dados confidenciais e usá-los apenas para os fins para os quais os divulgamos (e conforme orientado e autorizado por nós) (“ Prestadores de Serviços ”).

Esses Provedores de Serviços incluem (i) provedores de nuvem Google Cloud Platform e Amazon Web Services, que usamos para aplicar recursos de edição de fotos do Prisma às suas fotos e para armazenar e excluir essas fotos, conforme descrito nesta Política de Privacidade, (ii) terceiros que podem usar suas fotos coletadas por nós nas formas descritas nesta Política de Privacidade e quando legalmente exigido com seu consentimento explícito, (iii) análise de terceiros, conforme especificado nesta Política de Privacidade, (iv) serviços de entrega de e-mail e (v) consultores profissionais, como advogados, auditores e seguradoras, no âmbito dos serviços profissionais que nos prestam.

Metaconversões de API . Também utilizamos o serviço Meta API chamado “API Conversions” , que cria uma conexão entre nossos dados de marketing e os sistemas Meta. As Meta API Conversions, entre outras coisas, nos ajudam a otimizar a segmentação de anúncios. De acordo com esses propósitos, enviamos seus endereços de e-mail com hash para o serviço Meta API Conversions.

Mais problemas....

Outro problema com os modelos de difusão de todos os fornecedores (não só o Stable Diffusion) é o viés cultural. Uma vez que eles trabalham raspando a Internet em busca de imagens e seus metadados relacionados, eles aprendem os estereótipos sociais e culturais presentes no conjunto de dados (inclusive conotando racismo e misoginia, por exemplo). Sendo uma das justificativas para que a maioria dos fornecedores não disponibilizem publicamente suas plataformas, ao contrario do Stable Diffusion.

Conclusão

Não, não tenho uma conclusão ainda... o texto é para provocar mesmo. Mas depois disto, você precisará julgar o caso da tatuagem e o caso do Stable Diffusion sob a mesma régua!

Algumas referências:

madamenoire.com/1329884/lensa-ai-app-explai..

arstechnica.com/information-technology/2022..

arstechnica.com/information-technology/2022..

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