O paper é o http://www.nber.org/papers/w32699 de Julho/2024 para o Escritório Nacional de Pesquisa Econômica (NBER).
O documento intitulado "Como encontrar um bom gerente?" por Ben Weidmann, Joseph Vecci, Farah Said, David J. Deming e Sonia R. Bhalotra, é um estudo/experimento que aborda um novo método para identificar a contribuição causal dos gerentes para o desempenho da equipe.
O artigo traz 4 contribuições principais:
1 - desenvolve método para estimar a capacidade de um gerente em melhorar a produção das equipes que supervisiona.
2 - quantifica o impacto das políticas de seleção de gerentes e os grandes benefícios em potencial da adoção de métodos de seleção objetivos e uma abordagem de contratação baseada em habilidades para aumentar significativamente a eficácia gerencial e o desempenho da equipe.
3 - esclarecer as maneiras pelas quais os bons gerentes são importantes, a importância da alocação de tarefas e da vantagem comparativa.
4 - Contribui para a literatura mais ampla sobre os determinantes da liderança eficaz e a importância de como os líderes são selecionados.
Método:
O experimento foi realizado através da atribuição repetida e randômica de gerentes a diversos times e controlando o desenvolvimento individual e as habilidades dos funcionários. Esse processo permite estimar o impacto dos gerentes no desempenho das equipes.
Resumo:
Um bom gerente é alguém que consistentemente faz com que seu time produza mais do que a soma de seus elementos. Intuitivamente, bons gerentes fazem com que seus funcionários excedam consistentemente o desempenho previsto.
Bons gerentes têm aproximadamente o dobro do impacto no desempenho do time em comparação com bons funcionários. Bons gerentes têm um impacto significativo no desempenho da equipe, sendo quase duas vezes mais valiosos do que bons funcionários. Eles aumentam a produtividade através da motivação, monitoramento do desempenho e realocação de trabalhadores.
As pessoas que querem ser gerentes tem um bom desempenho no cargo? Não. Pessoas que se autodenominam gerentes (primeiro grupo) têm um desempenho pior do que pessoas que se tornaram gerentes por sorteio (segundo grupo), em parte porque os gerentes autopromovidos são excessivamente confiantes, especialmente em relação às suas habilidades sociais.
O desempenho gerencial é previsto positivamente pela habilidade de tomada de decisões econômicas e pela inteligência fluida – mas não pelo gênero, idade ou etnia. Selecionar gerentes com base em habilidades, em vez de dados demográficos ou preferências por liderança, podem aumentar substancialmente a produtividade organizacional.
Monitoramento e Motivação: Bons gerentes monitoram seus funcionários para evitar desperdícios de esforço, alocam tarefas conforme a vantagem comparativa dos trabalhadores e mantêm os funcionários motivados e engajados.
Impacto na Produtividade: A pesquisa sugere que a implementação de métodos de seleção baseados em habilidades, ao invés de julgamentos subjetivos ou autopromoção, pode melhorar significativamente a eficácia gerencial e o desempenho da equipe.
O estudo contribui para a compreensão dos determinantes da liderança eficaz e a importância de métodos objetivos na seleção de gerentes para otimizar a produtividade organizacional.