Hora do café #3 - Apps de notas, produtividade e a onda do segundo cérebro

Hora do café #3 - Apps de notas, produtividade e a onda do segundo cérebro

Sugestão de apps de notas para aumentar sua produtividade

Há um movimento crescente que consiste em gastar quantidades excessivas de tempo organizando e organizando sua base de conhecimento pessoal e notas. Esse movimento é apelidado de tecnologia do “segundo cérebro”, porque a crença é que ligar suas notas pode formar uma espécie de rede neural que imita seu cérebro.

Mas um repositório obsoleto de texto com links meticulosamente mantidos dificilmente é um segundo cérebro. Isto é um registro fóssil.

Para o resto de nós, que só queremos voltar ao trabalho e manter as nossas ferramentas subservientes a nós, em vez do contrário, aqui estão alguns princípios orientadores:

  • Não há problema em não vincular meticulosamente suas anotações.

  • Não há problema em despejar todos os seus pensamentos em uma lista plana e não marcada.

  • Não há problema em confiar em uma barra de pesquisa como seu principal método de organização.

  • Não há tecnologia de “segundo cérebro”. Tudo é baseado em texto e busca, com tecnologia de armazenamento e recuperação dos dados. Você não é menos produtivo porque não aplicou as mais recentes técnicas de gerenciamento de conhecimento às suas anotações. Na verdade, você pode ser mais produtivo exatamente por esse motivo. Continue fazendo o que funciona para você e ignore o resto.

Os apps de notações ganharam novo status de produtividade, e inserindo firulas, mind-maps e outros recursos, em algum momento passaram a chamá-los de “segundo cérebro", o grande problema é: as pessoas estão gastando, perdendo mais tempo nestes apps do que sendo realmente produtivas.

Essas ferramentas muitas vezes podem se tornar uma forma de procrastinação, uma maneira de nos distrair e nos dar uma falsa sensação de realização. O primeiro passo para fazer as coisas é simplesmente começar a fazê-las. Não acredite em solução mágica ou cura secreta para a produtividade.

Como diz o slogan do Lighthouse News: "produtividade não se trata de fazer mais coisas, mas sim de aproveitar - com sabedoria - o tempo que você tem."

Lá vem historia... do txt na home ao Standard Notes

Quando comprei meu primeiro device com Android (Gingerbread 2.3), lembro até hoje, o primeiro app que comprei foi um de notas e listas. Simples. Armazenamento local e backup, cada notação poderia ter uma cor diferente para se diferenciar. Acho que parou de funcionar após o Jelly Bean 4.1.

Tempos depois, migrei para o Google Keep (provavelmente, assim que lançaram em 2013), na minha fase mais 'google-entusiasta'.

Durante a vida profissional, tentei diversos outros apps, mas sempre ficava num arquivo de texto puro na home do meu linux do trabalho ;-)

Até que um gestou passou a me infernizar para usar o Evernote. Tentei. Tentei muito… Ferramenta horrível, péssimo de usar e estavam removendo features para forçar o upgrade ao plano pago. Desisti e voltei ao Google Keep + txt em minha home.

Por volta de 2019 migrei tudo para o Joplin, https://joplinapp.org/
Seguindo essa coisa de segundo cérebro, adicionei diversos plugins e semanas depois, removi todos. Encriptado, seguro, fácil, limpo... em meu mobile e em todos os Linux.

Em Abril de 2024 com o anúncio do app Standard Notes se juntando ao Proton, resolvi migrar para este...

Não antes, nos anos anteriores, ter testado Notion, Obsidian, Notesnook e gastado um tempo nos comparativos do https://noteapps.info/

Porém, sempre ficava a impressão de que gastarei tempo demais arrumando e organizando algo que, no final das contas, não valerá o tempo dedicado e, cujos plugins e firulas que todos adoram mostrar, não entregará nada de produtivo.

Imagem

Como uma empresa que fornece um aplicativo de anotações simples e seguro, o Standard Notes muitas vezes foi agrupado com os vários “segundo cérebro” ou ferramentas de produtividade que se tornaram populares nos últimos anos. Embora essas ferramentas possam certamente ser úteis para algumas pessoas, sempre adotamos uma abordagem diferente. Acreditamos que nosso trabalho é sair do seu caminho para que você possa fazer o seu trabalho. Não fornecemos recursos chamativos ou autoengrandecedores, como uma “visualização de gráfico” ou conectando obsessivamente seus dados. Nós simplesmente oferecemos uma plataforma confiável para você tomar notas com segurança, organizar seus pensamentos e fazer as coisas. Nossa filosofia é simples: Nós apenas oferecemos uma plataforma simples e segura para você fazer o seu melhor trabalho.

Organização é fazer anotações

Mas em todo este tempo, com diversos apps e com txt na home (usando o gedit, vim, ...), sempre tive ao lado um caderninho e caneta!

Entre as várias práticas que ajudam a manter a organização, fazer anotações é uma das mais eficazes.

Ao anotar, estamos reforçando o aprendizado e ajudando na memorização. Esse hábito nos permite capturar, processar e armazenar informações, facilitando o acesso e o uso dos dados quando necessário.

É importante revisar e organizar as anotações regularmente, categorizando-as de forma que sejam fáceis de encontrar e entender depois.

Ferramentas digitais oferecem funcionalidades como busca rápida, sincronização entre dispositivos e a possibilidade de incluir imagens e links.

Por isso, é importante ter sempre seu bloquinho com você, pois boas ideias e lembretes podem surgir a qualquer momento e a ideia é você capturar para não esquecer e, assim, deixar a sua mente mais tranquila.

E após ver o video abaixo, sobre o Bullet Journal, acabei adotando... o caderno pontado. Só. rsrss
Continuo com o Standard Notes, me livrei do txt na home com gedit e outros sistemas paralelos e troquei o caderninho da empresa pelo caderno pontado (sem linhas, com pontos).

App de Notas

Não farei um review de cada um que testei… odiei todos. Maioria por exagerar em features, botões, etc. e sempre fica uma sensação de que você está usando a ferramenta da maneira errada.

Em segundo lugar, diversos irão te prender... impossibilitando uma migração fácil (Samsung Notes, One Note... fuja!)

Em ordem, use:
Joplin - gratuito, open source, encripte-o, use sua chave, armazene em sua nuvem, controle total.

Standard Notes - menos parte técnica, só usar! Alguns plugins gratuitos. Recursos adicionais, terá que assinar... quem sabe futuramente, seja inserido na assinatura do Proton Mail.

Todos são WYSIWYG e compatíveis com markdown.

Referências:
Este texto é um compilado de traduções livres e outros textos que estavam em meus favoritos ;-)

https://standardnotes.com/blog/you-only-have-one-brain

https://standardnotes.com/blog/new-wave-second-brain-note-taking

https://twitter.com/StandardNotes/status/1604890050575171586

https://substack.com/home/post/p-146643482

Did you find this article valuable?

Support Esli Silva by becoming a sponsor. Any amount is appreciated!