Se o Judaísmo é matriarcal, por que a arvore genealógica é paterna?

Se o Judaísmo é matriarcal, por que a arvore genealógica é paterna?

Porque nos textos sagrados (toráh, Bíblia...) é mostrado a árvore genealógica do pai? A relação matriarcal e patriarcal no Judaísmo.

Recebi este questionamento por e-mail e resolvi postar aqui as respostas e explicações que encontrei.

O Judaísmo ou é pela descendência da mãe ou por conversão. Logo, no primeiro caso temos a explicação do motivo de não haver um ex-judeu, não ser possível trocar de mãe biológica rsrss

Essa 'herança' é chamada de descendência matrilinear.

Alguns aspectos do judaísmo, como o sacerdócio, são patrilineares (vindos do pai) mas novamente, a linha de entrada no judaísmo sempre foi através da mãe – ou conversão.

Há evidências da regra da descendência matrilinear nos tempos bíblicos na história de Esdras e dos exilados que retornaram.

Porém, a linha paterna é usada em diversos outros aspectos como herança, espectro social e outros... Por exemplo: as doze tribos são distinguidas de forma patrilinear. Neste exemplo da herança, uma criança cujo pai se casou fora de seu povo (uma não judia) ainda pode reivindicar a herança de seu pai (ainda é herdeiro da tribo de Israel).

Com isto, a filiação nativa do povo judeu vem de sua mãe, mas a filiação tribal vem de seu pai. E o principal ponto nos textos sagrados seria mostrar a qual tribo veio a pessoa em destaque.

Bom salientar que, alguns de forma proposital e com más intensões, podem alegar em algumas partes uma omissão da mulher nas escrituras, porém, mesmo nas genealogias, temos outras que foram atribuídas às mulheres, como por exemplo Sarah, Rebecca, Rachel, Leah, Yocheved e outras.

Ou seja, volta muito para o contexto na qual estará sendo contada a passagem/história e qual genealogia é importante para destacar, seja herança da tribo ou nobreza da mãe.

Achei uma excelente resposta num fórum: "a religião em si é feminina, unida ao masculino (a quem todas aquelas velhas orações são dirigidas e por quem se espera que sejam ditas)."

Voltando sobre a genealogia:

José casou-se com uma egípcia. Moisés casou-se com uma midianita. O rei Davi se casou com uma filistéia e o rei Salomão também se casou com mulheres que não eram do povo judeu. (E inclusive, não há menção a nenhuma conversão delas, que seria pelo batismo).

Para José e Moisés, podemos responder simplesmente que eles se casaram antes da Torá ser dada ao povo. A proibição de casar ainda não existia. Mas para David e Salomão, essa resposta não funciona.

Há um sábio chamado Maimonides (Moses ben Maimon), ele explica muita coisa escrita na Tora... um de seus livros é "O guia dos perplexos" (paguei uns R$40 na Amazon para Kindle) O livro é grande e algumas partes difíceis de ler sem ter total atenção - caso ache o físico, melhor. Ele foca bastante (na época dele) que eram reféns da tradução e que ela distorcia alguns pontos. Imagina nós de língua Portuguesa e que vivemos mais de 800 anos depois dele, com milhares de alterações em nossos idiomas e com nossa cultura e sociedade mudando o emprego e significado das palavras rotineiramente.

Mas achei um ponto interessante relacionado a arvore genealógica de Jesus:

A genealogia dele em Lucas passa por José, mas a em Matheus a genealogia de passa por Maria. A razão para isso é provavelmente que Mateus foi escrito principalmente para um povo judeu e Lucas foi escrito principalmente para o povo grego. É claro que ambos os livros são para todos, mas os estudiosos observam a particularidade judaica de Mateus e a grega de Lucas.

Os gregos não estavam interessados ​​na genealogia através da mãe, culturalmente eles preferiam olhar a descendência masculina.

De nossa perspectiva ocidental (e aqui que pode entrar a confusão de interpretação), é estranho que Lucas dê a genealogia de Jesus através do pai não biológico, mas para os gregos era isso que interessava.

Alguns contestam essa explicação da genealogia diferente em Matheus e Lucas, pois José está presente em ambas... MAS, voltaríamos a discussão sobre a tradução e qual o intuito da informação.

referências: evidenceforchristianity.org/why-does-the-bi.. chabad.org/library/article_cdo/aid/1014792/.. chabad.org/library/article_cdo/aid/601092/j.. biblestudytools.com/bible-study/topical-stu..

Did you find this article valuable?

Support Esli Silva by becoming a sponsor. Any amount is appreciated!