rascunho para partitura e tablatura de baixo (4, 5 e 6 cordas) + notação musical no computador

rascunho para partitura e tablatura de baixo (4, 5 e 6 cordas) + notação musical no computador

Olá,

Segue um arquivo PDF para você ter em mãos (e imprimi-lo) para rascunho. O PDF possui folhas de partitura, tablatura e desenho do braço do baixo (4, 5 e 6 cordas), além disto, mostro os aplicativos que uso para notação musical, tanto software quando site online para notação musical e se você for bem Geek raiz, pode escrever a notação musical via linguagem de programação.

Sobre o PDF:
O arquivo consiste em uma pagina com partitura e tablatura para o baixo de 4 cordas, além de uma pagina com o desenho do braço do baixo para anotações.

Segue também partitura e tablatura para o baixo de 5 cordas e a partitura e tablatura para o baixo de 6 cordas, todas possuem uma folha com o desenho do contrabaixo de 5 e 6 cordas para rascunhos.

Eu possuo o GuitarPro 7.5, além do TuxGuitar (clone open-source do GuitarPro) e o MuseScore (editor visual WYSIWYG), todos no GNU/Linux (inclusive o GuitarPro, via WINE, enviei ao AppDB meu review com ele funcionando 100%).

Online recomendo bastante o flat.io, porém, sempre tenho em mãos o caderno de música ou uma destas folhas do PDF impressas para aquela anotação rápida quando está com o instrumento ou longe do computador.

Também costumo gravar minhas criações (Soundcloud ou o gravador do celular mesmo), mas já houve casos de esquecer a afinação, qual o tempo/compasso que estava pensando naquele momento, enfim...

O bom deste rascunho é ter uma linha para partitura e abaixo a tablatura focando no baixo. Quando estou no caderno de musica e quero fazer alguma notação como tablatura, acabo tendo dificuldade para isto.

Sei que existe Apps para o Android, mas nunca me adaptei a eles, totalmente lento e não trás nenhuma agilidade na anotação.

Folhas de Partitura e Tabla... by Esli Silva

Fonte: este arquivo fazia parte do material do site contrabaixoeletrico.com.br que não está mais online.

Musescore

O musescore é um dos softwares mais famosos para notação musical, é grátis, possui o código aberto, o player é excelente e exporta para vários formatos.

Além disto, o software pode importar e salvar online no seu perfil do musescore.com (tanto publico como privado, e lá você encontra diversos arquivos da comunidade)

Este exemplo acima é facilmente criado em poucos segundos, veja neste link e abaixo o exemplo que fiz e deixei aberto online no meu perfil. Pelo Musescore.com (após fazer o upload via programa) além de poder imprimir é possível fazer o download como arquivo do Musescore (arquivo .mscz), também é possível baixar como PDF, formato do MusicXML, MIDI e MP3.

Rascunho - Baixo 4 cordas (Part/Tab) by Esl1h

rascunho para partitura e tablatura de baixo (4, 5 e 6 cordas) + notação musical no computador

Musescore - rodando no Linux - tela inicial com partitura e tablatura para contrabaixo de 4 cordas

rascunho para partitura e tablatura de baixo (4, 5 e 6 cordas) + notação musical no computador

Musescore - janela de seleção de instrumento para inserir na partitura

Music As A Language Programming:
Para programar a escrita musical, você pode usar o Lydown, que é uma linguagem e compilador para criar partituras. O código lydown (inspirado no Markdown) é compilado para a linguagem lilypond (baseado em TeX) e por sua vez pode ser "compilada" para PDF, PNG ou arquivo MIDI.

Para web existe a biblioteca open-source VexFlow, escrita em JavaScript e com suporte a HTML5 e SVG.

Outros 2 bastante utilizados são o MusicXML e o AlphaTab.

Exemplo do VexFlow notação musical para web (Html + CSS + JavaScript):

Did you find this article valuable?

Support Esli Silva by becoming a sponsor. Any amount is appreciated!