Qual Linux mais leve? Qual Linux mais bonito?

Qual Linux mais leve? Qual Linux mais bonito?

Dica infalível de um ex-distrohopper

Olha lá... um titulo que eu, um ex-distrohopper jurei que nunca iria utilizar... Será um clickbait? O artigo é rápido, não fique puto hein...

O que é um distro-hopper?

Distro hopper é o nome dado a quem fica pulando de distro em distro... Era um antes mesmo de descobrir este nome nos foruns do Reddit.

Frequentador assiduo do Distrowatch.com, viva baixando as ISOs por lá (tks torrent, emule e alguns gerenciadores de download em épocas dificeis de baixa banda larga).

Kurumin, Kalango Linux, Mandriva, OpenSuse, uns bizarros vendidos OEM (Librix, Satux...), Slax, Dizinha (!), Linspire (Linux Xp rsrss), Damn Small, Puppy, PcOS, Kanotix, Linpus, Knoppix... Entre outros.

Parei no Debian!

Com o Kernel 2.6, por volta de 2004, consegui um Modem 3G ilimitado (um Motorola e depois um ZTE, guardados até hoje). E após sofrer muito para conseguir faze-lo funcionar no Linux, fechei meu escopo de 'hopper' com o Ubuntu/Debian.

Mas logo em seguida (recebendo os CDs da Canonical), ia mudando de Ubuntu a cada vez que recebia-os, do 6.04 até o 9.10 se não me engano....

Para não ficar sem a internet, passei a apenas personalizar e testar os diversos Desktop Environments, além dos pacotes de theme e icons.

Qual o clickbait?

Não tem... Todo ano a mesma coisa:

Qual Linux mais leve em 2023? Qual Linux mais leve em 2024? Qual Linux mais bonito em 2023? Qual Linux mais bonito em 2024? Qual melhor linux em 2023? Qual o melhor linux em 2024?

Fontes me dizem que alguns sites/blogs aí, já possuem em seus Wordpress, o artigo pronto até 2045, agendado para postar no final de cada ano....

Sempre será o mesmo texto, mudando o ano e adicionando um novo nome (ou um nome esquecido), mas que no fundo, será baseado em um dos grandes (Red Hat, Debian, Arch) e terá uma das Desktops já conhecidas.... pode adicionar algo novo (raro) mas se resume a algum app... nada vinculado nas entranhas da distribuição.

E muito provavelmente, usará os mesmos repos de todas as demais. Famoso ReFiSeFuQui (Remastersys). Cansei de ler em foruns, algum novato que acabou de aprender o ls -lhtra e diz que vai criar sua propria distro (de uns 8 anos para cá, nos foruns de Devs, isso mudou para o cara que diz que irá criar uma rede social... acabou de aprender grid + flexbox no html).

Qual Linux mais leve?

Distribuição leve não deve ser entendida como feia.

Indiscutivelmente as interfaces gráficas fluxbox, blackbox, openbox, jwm. icewm são bem mais leves, usando de impressionantes 0,2MB a 16MB de memória, mas deixa-los agradáveis é uma tarefa árdua e muito provavelmente um usuário comum irá bater em alguma necessidade que a interface não possui e possivelmente ela não foi desenvolvida/implementada para não impactar no desempenho. Com isto, resume-se as distros com Xfce, Lxde, Lxqt e E17.

Para ser mais assertivo, aconselharia nas variações com Xfce do Ubuntu, Mint, Manjaro (com ressalvas!) e Debian.

Outras distros, dependem muito do objetivo do usuário, posso recomendar o TinyCore, Slitax, Slax (que antes era baseado no Slackware e agora é baseado no Debian), Puppy ou até mesmo o Ttylinux que descrevi neste artigo: https://www.esli-nux.com/2010/11/ttylinux-micro-linux-de-11-ate-6-mb-de.html

Abaixo uma lista de quanta memória RAM consome cada interface do Linux:

Qual Linux mais bonito?

Em todas as listas do tipo sempre irá aparecer as interfaces Patheon e Budgie. Por um bom tempo utilizei o Numix em todas as minhas instalações de Linux e nos smartphones:

O Patheon é encontrado no Elementary OS, já o Budgie há versões do Ubuntu e Manjaro com esta interface.

Outro legal é o Deepin Desktop Environment, mas sempre que olho todos estes, sempre me parece um Plasma mexido, revirado e frágil (sorry!).

Eu havia feito uma aposta sobre a distro ApricityOS (usando Gnome), mas seu sucesso repentino foi tão grande quanto seu encerramento e esquecimento. O tema que ele utilizava é fácil de ser instalado em outras distros e interfaces. OU SEJA, não passava de um Gnome com tema bonito.

Obviamente, o nível de personalização e liberdade faz com que todos busquem deixar seu S.O. com identidade única, a quantidade de temas, ícones e pacotes disponíveis bem como sites especializados somente nisto é gigantesca. O que o torna bonito ou não é primeiramente o gosto pessoal de cada um e em segundo as tendências (flat design, material design, e sabe-se lá o que virá no futuro…) https://numixproject.github.io/products.html

A escolha é sua!

Um dos maiores aspectos da plataforma Linux é que, no final, a escolha é sua.

Estas listas não funcionam, os que mantém as distros (a maioria) não arrisca a estabilidade para ser vanguardista...

Systemd, Wayland, Brtfs e diversos outros só foram largamente adotados quando uma distro estável e amplamente usada passou a introduzir em seus releases.

Existem centenas de distribuições para escolher, muitas das quais irão perfeitamente atender às suas necessidades e com certeza, toda e qualquer lista não irá agradar a 100%.

Aqui, uma publicação sobre qual melhor distro para o ano de 2020: esli.blog.br/distribuicoes-linux-para-2020

Did you find this article valuable?

Support Esli Silva by becoming a sponsor. Any amount is appreciated!