Origem do nome Esli

Origem do nome Esli

Olá,

80% das vezes em que me apresento, acabam questionando o significado e origem do meu nome.
Neste post esclareço-o!

Apesar de ser simples, sempre repito: são apenas 2 vogais e 2 consoantes ;-)
Já fui chamado de: Eli, Elis, Elias, Elsi, Elvis (sim, Elvis!)...

Em 2008 fiz o https://esli-nux.com (eslinux.com já existia, da comunidade Linux em Espanhol) somando Esli e Linux (sistema da qual trabalho, estudo e uso desde meados de 2003).

Criei o https://esli.blog.br com a intenção de migrar todo conteúdo para cá, mas ainda não decidi realmente o fazer. Por enquanto, este endereço permanecerá uma mixórdia de temáticas em clara referência a rubrica radiofônica do mestre Ricardo Araújo Pereira. Logo, manterei aqui um compêndio de temas, sem me ater a algum assunto relacionado entre as publicações, como diz no header do blog: Pensamentos, histórias e ideias.

O nome Esli é masculino! Sim, já ví mulheres com este nome (sim, tínhamos uma comunidade no Orkut: "Eu me chamo Esli" rsrss).

Vamos ao significado do nome

O nome Esli (ou Hesli, de acordo com a New American Standard Bible) ocorre apenas uma vez na Bíblia, na genealogia de Jesus de acordo com Lucas (Lucas 3:25), que traça a ancestralidade de Jesus por Nathan (Esli é o décimo antes de José) , filho de Davi, enquanto Mateus passa por Salomão e não menciona Esli.

Esli, transliteração em Grego (Εσλι) do nome Hebreu אצלי (lê da direita para esquerda).
O nome Esli não ocorre no Antigo Testamento e vem da preposição אצל ( 'esel ). Possui um verbo árabe semelhante (אצל), significa junto/unido.

A pronuncia é es'-li (es-lee', Eslei, Esli; provavelmente para o hebraico seria 'atsalyahu)
Ou seja, o nome em Hebraico antigo "Atsalyahu" ( אֲצַלְיָ֫הוּ ) tem a mesma origem etimológica (significado) que o nome em Hebraico Bíblico "Esli".

A pronuncia em hebraico (clique no play):

Atsalyahu: Significa "YAHWEH reservou" ou "Yahweh reservou" em hebraico, o que algumas fontes parecem acreditar um significado figurativo de "(sendo mantido) perto de Deus". O nome deriva do hebraico אָצַל (atsal), que significa "reservar, deixar de lado" combinado com o hebraico יָהּ (yah), que significa "Javé". O nome hebraico bíblico ESLI, que parece ter a mesma origem etimológica.

Outras formas de Atsalyahu: Asalyah, Asalyahu, Atsalyah, Atzalyah, Atzalyahu, Azalyah, Azalyahu

Significado: Comigo, Reservado, Aproximação De Yah, Próximo de Deus, Reservado por Jeová, próximo de mim, no meu, aquele que uni, Unido a Deus.

Etimologia: O verbo אצל ( 'asal ), para "aproximar" e יה ( yah ), o nome abreviado do Senhor.

Abaixo, a árvore genealógica de Jesus:

Origem do nome Esli

Voltando ao foco do nome, não acredito em signos (mas aviso para quem os crê que sou de Áries) e nem em numerologia (apesar de que ultimamente estou lendo a Kabbalah) e em relação ao nome Esli, achei as seguintes descrições:

Número do desejo da alma: 5
As pessoas com esse nome têm um profundo desejo interior de viajar e aventura, e querem estabelecer seu próprio ritmo de vida sem serem governadas pela tradição.

Número Da Expressão: 9
Pessoas com esse nome tendem a ser apaixonadas, compassivas, intuitivas, românticas e a ter personalidades magnéticas. Eles geralmente são humanitários, de mente aberta e generosos, e tendem a seguir profissões onde podem servir à humanidade. Por serem tão afetuosos e generosos, podem ser impostos. Eles são românticos e se apaixonam facilmente, mas podem ser machucados facilmente e, às vezes, são de temperamento rápido.

fonte do nome (pronuncia e escrita): https://pt.forvo.com/word/אצלי/

Origem do nome Esli

Did you find this article valuable?

Support Esli Silva by becoming a sponsor. Any amount is appreciated!