Distribuições Linux para 2020

Distribuições Linux para 2020

Olá,

Fiz um compilado das melhores distros para 2020, ou melhor, da aposta para as melhores distribuições e destaques para 2020.

As listas das melhores distros para o próximo ano foram feita pelos maiores sites e portais e juntamente com a dica de melhor distribuição Linux para cada categoria de usuário.

Além disto, respondo a pergunta que todos fazem: Qual o Linux mais leve? e Qual o Linux mais bonito?

Ubuntu e suas variantes

A primeira aposta e mais obvia é o Ubuntu.

Tanto pelo tamanho da comunidade quanto por ser a primeira distro a ser usada quando alguma empresa resolve desenvolver/portar seus aplicativos para linux, além de ser a distro mais indicada para quem está iniciando com o S.O.

Soma-se isto ao suporte da Steam, facilitadores como o Lutris e pacotes de apps oficiais distribuídos por devs como Nvidia, Intel dentre outras…

Um dos maiores responsáveis é a API Vulkan da AMD e o Proton da Valve/Steam! Que promete fazer muitos gamers mudarem por completo para o Linux e o ubuntu provavelmente será um dos primeiros e mais estáveis com ele.

Dados da Steam sobre Linux: Ubuntu é o mais usado, responsável por 37% de todos os envios (o Arch Linux está em 2º lugar) e 64% dos usuários estão rodando sob chip Nvidia. https://www.protondb.com/stats Outro ponto é por ser a distribuição Linux vendida nos notebooks Dell!

Ok, outras também distribuem, como por exemplo a Microboard entrega seus notebooks com Debian e a Positivo vende seus equipamentos com o Mandriva instalado, Acer entrega com o EndlessOS e a Lenovo ainda possui notebooks a venda com a distro brasileira descontinuada ‘Satux’, mas nenhuma chega a causar o impacto da Dell, bem como o market share no mercado corporativo.

Porém, o Ubuntu abandonou o Unity e voltou para o Gnome o que irá ter como consequência o abandono de alguns usuários que irão preferir outras distros quando realizarem uma atualização de versão já que levaram alguns anos até ‘engolir’ o Unity ou simplesmente mudaram para alguma vertente da distro com outra interface.

Com o abandono do Unity, a Canonnical demitiu os devs e abraçou novamente a comunidade do Gnome, provavelmente terá um ambiente mais estável e com menos custos de desenvolvimento e menos reclamações dos usuários (usei o Ubuntu entre as versões 6.04 e 9.10 quando abandonei de vez! Mas sempre rodo as novas versões que lançam numa VM e em menos de 10 minutos, desisto…)

Com o embargo americano contra a Huawei, as empresas que possuem parceria com eles caíram fora com medo do futuro que essa briga pode causar. Isto afetou as relações do agora maior vendedor de devices da China (desbancou a Xiaomi) com a Google, Microsoft (Android e Windows) bem como a Intel.

Como consequência, os chineses estão desenvolvendo em peso seus mobiles e notebooks.

A distro Deepin está nos notebooks da Huawei (belíssimos diga-se de passagem). Com isto atraiu usuários para esta distro e a fez popularizar, resta saber se haverá um aumento no uso do Linux devido a isto ou simplesmente voltar a subir os dados sobre pirataria do sistema da Microsoft — vai depender mais do suporte da fabricante e seu marketing do que por decisão final dos usuários chineses.

O Pop!_OS é uma variante do Ubuntu criado e distribuído nos notebooks da System76, mas obviamente pode ser baixado a ISO e instalado em qualquer outro hardware. O foco do Pop! é em desenvolvedores, sysadmins, pentesters, e profissionais que trabalham com IoT, AI, ML…

O PureOS é desenvolvido pela comunidade do Purism, que comercializa seus produtos pelo nome de Librem, que inclui notebooks e smartphone com o sistema operacional. O foco é na liberdade e segurança.

O sucesso desta distro está atrelado ao sucesso tanto do laptop quanto de seu modelo de smartphone.

Elementary OS

Uma das distros ideais para novos usuários no Linux!

Baseado no Ubuntu e usando a interface Patheon.

O projeto do Elementary OS tem como meta resolver um grande número de deficiências notadas em outras distribuições GNU/Linux, como:

  • Melhor estética global com a racionalização da interface do usuário;

  • Reduzir a dependência de software utilizando core apps escritos em C ou Vala (linguagem do Patheon);

  • Diminuir a necessidade de uso do Terminal.

O Guia do Elementary (HIG — Human Interface Guideline) é sem dúvidas o melhor dentre todas as distribuições GNU/Linux para desktop.

Listas de melhores distros Linux:

O site techradar elegeu as melhores distros em 2020 para os tipos de usuários:

  1. ElementOS (pelo visual)

  2. Linux Mint (para novos usuários, distro para iniciantes)

  3. Arch Linux e Antergos (para usuários experientes e um linux mais “limpo”)

  4. Ubuntu (por ser a mais popular)

  5. Tails (para privacidade)

  6. CentOS (por ser uma versão do Red Hat Enterprise)

  7. Ubuntu Studio (para produção de audio e video)

  8. OpenSuSE (para Devs e Sysadmins)

Em Dezembro o site https://www.makeuseof.com/ listou as 5 melhores distribuições linux para laptops:

  1. manjaro
  2. Ubuntu
  3. Elementary OS
  4. OpenSUSE
  5. Mint

E em janeiro desde ano o portal linux.com elegeu as 5 melhores para desenvolvedores:

  • Ubuntu
  • OpenSUSE
  • Fedora
  • Pop!_OS
  • manjaro

Anteriormente eles elegeram as melhores distros para cada categoria:

  • Melhor distribuição para sysadmins: Parrot Linux

  • Melhor distribuição leve: LXLE

  • Melhor distribuição para desktop: Elementary OS

  • Melhor distribuição para experts: Gentoo

  • Melhor distro Linux para IoT (Internet das Coisas): Ubuntu Core

  • Melhor distribuição Linux para servidor não empresarial: CentOS

  • Melhor distribuição de servidor corporativo: RHEL

Qual Linux mais leve?

Distribuição leve não deve ser entendida como feia.

Indiscutivelmente as interfaces gráficas fluxbox, blackbox, openbox, jwm. icewm são bem mais leves, usando de impressionantes 0,2MB a 16MB de memória, mas deixa-los agradáveis é uma tarefa árdua e muito provavelmente um usuário comum irá bater em alguma necessidade que a interface não possui e possivelmente ela não foi desenvolvida/implementada para não impactar no desempenho. Com isto, resume-se as distros com Xfce, Lxde, Lxqt e E17.

Para ser mais assertivo, aconselharia nas variações com Xfce do Ubuntu, Mint, Manjaro e Debian.

Outras distros, dependem muito do objetivo do usuário, posso recomendar o TinyCore, Slitax, Slax (que antes era baseado no Slackware e agora é baseado no Debian), Puppy ou até mesmo o Ttylinux que descrevi neste artigo: https://www.esli-nux.com/2010/11/ttylinux-micro-linux-de-11-ate-6-mb-de.html

Abaixo uma lista de quanta memória RAM consome cada interface do Linux:

Qual Linux mais bonito?

Em todas as listas do tipo sempre irá aparecer as interfaces Patheon e Budgie. Por um bom tempo utilizei o Numix em todas as minhas instalações de Linux e nos smartphones:

O Patheon é encontrado no Elementary OS, já o Budgie há versões do Ubuntu e Manjaro com esta interface.

Eu havia feito uma aposta sobre a distro ApricityOS, mas seu sucesso repentino foi tão grande quanto seu encerramento e esquecimento. O tema que ele utilizava é fácil de ser instalado em outras distros e interfaces.

Obviamente, o nível de personalização e liberdade faz com que todos busquem deixar seu S.O. com identidade única, a quantidade de temas, ícones e pacotes disponíveis bem como sites especializados somente nisto é gigantesca. O que o torna bonito ou não é primeiramente o gosto pessoal de cada um e em segundo as tendências (flat design, material design, e sabe-se lá o que virá no futuro…) https://numixproject.github.io/products.html

A escolha é sua!

Um dos maiores aspectos da plataforma Linux é que, no final, a escolha é sua. Existem centenas de distribuições para escolher, muitas das quais irão perfeitamente atender às suas necessidades e com certeza, esta lista não irá agradar a todos nem ser totalmente assertiva com sua aposta para 2020. E você, quais distros aposta para 2020?

Originally published at https://www.esli-nux.com on December 28, 2019.

Did you find this article valuable?

Support Esli Silva by becoming a sponsor. Any amount is appreciated!