Diferenças entre PM (Product Manager) e TPM (Technical Product Manager)

Diferenças entre PM (Product Manager) e TPM (Technical Product Manager)

Então, qual é a diferença entre um gerente de produto (PM) e um gerente técnico de produto (TPM)?

Embora geralmente trabalhem juntos e compartilhem a propriedade do projeto e possuem diferentes conjuntos de responsabilidades que exigem diferentes conjuntos de habilidades, ambos são líderes e comunicadores especializados, mas os PMs geralmente são responsáveis pelas "ideias" e os TPMs pela "execução".

Em entrevista para o blog de carreira da Wise, Laura Woo que atua como TPM no time de plataforma na Wise complementa:

Um PM (Gerente de Produto) é responsável pela estratégia e execução de produtos para uma organização. Eles conduzem pesquisas de mercado e de usuários para garantir que as equipes estejam criando recursos que os clientes desejam e precisam.

Os gerentes de produto variam dependendo da empresa e do setor, mas acho que as competências essenciais para um PM bem-sucedido seriam alta inteligência emocional, compreensão das necessidades do cliente, capacidade de priorizar, fazer compensações e definir e medir o sucesso.

O TPM (Gerente Técnico de Produto) é um Gerente Técnico de Produto que está focado em moldar os aspectos técnicos de um produto e estratégia de produto.

Um grande Gerente Técnico de Produto tem as competências essenciais de um Gerente de Produto, embora venha de uma formação técnica, muitas vezes transitada da engenharia de software.

Metas

Espera-se que os Gerentes de Produto definam a Visão do Produto. Isso inclui pesquisar os pontos problemáticos do usuário, definir métricas para otimizar que representarão o sucesso e identificar/descrever soluções e requisitos de produtos que abordarão os pontos problemáticos. Os gerentes de produto são responsáveis pelo "o quê" e pelo "porquê".

Os Gerentes Técnicos são responsáveis pela execução dos requisitos definidos pelo PM. Os TPMs geralmente trabalham em estreita colaboração com gerentes de engenharia e líderes de equipe para resolver detalhes de implementação e recursos, e com outras partes interessadas em toda a empresa para criar cronogramas de projetos. Os TPMs são responsáveis pelo "quando" e trabalham com os líderes de engenharia no "como" e no "quem".

Ambos são geralmente medidos pelo tempo e sucesso do lançamento de um produto, com lançamentos tardios caindo mais em TPMs e lançamentos incompletos caindo mais em PMs.

Dia a dia

Os gerentes de produto devem conversar com os usuários do produto e fornecer dados para determinar quais problemas devem ser resolvidos.

Eles provavelmente passarão a maior parte de seus dias em reuniões com as partes interessadas em toda a empresa, discutindo os requisitos do produto. Sua saída principal geralmente são os requisitos do produto, muitas vezes na forma de Documentos de Requisitos do Produto (PRDs).

Os gerentes técnicos devem criar e manter cronogramas de entrega de engenharia, desbloquear equipes de engenharia, definir e simplificar dependências multifuncionais e aumentar a eficiência e a velocidade da execução do projeto.

Eles provavelmente passarão a maior parte de seus dias em Agile, Kanban ou outras ferramentas de planejamento de projetos e agendarão reuniões com as partes interessadas relevantes para garantir que os projetos continuem avançando.

Seu principal resultado é geralmente uma estratégia e cronograma de execução do programa, bem como relatórios de integridade do projeto enviados às partes interessadas durante todo o ciclo de vida do projeto.

Ambos provavelmente passarão a maior parte de seus dias em reuniões, documentos e e-mails, já que PMs e TPMs são responsáveis por garantir que todas as partes envolvidas em um projeto estejam alinhadas com o mesmo objetivo.

Conjunto de habilidades

Os gerentes de produto são a ponte entre tecnologia, negócios e design. Espera-se que eles combinem as necessidades de negócios com soluções potenciais, priorizando as soluções que oferecerão o maior benefício aos usuários finais.

Eles devem ser criativos e analíticos, usando os dois lados do cérebro em conjunto.

Espera-se que os gerentes técnicos sejam tecnicamente experientes, pois devem ter discussões educadas com engenheiros sobre o custo de vários recursos para gerar cronogramas precisos.

Eles também devem ter um histórico comprovado de lidar com prioridades conflitantes, resolver ambiguidades e entregar projetos complexos no prazo e dentro do orçamento.

Ambos devem ter habilidades de comunicação muito fortes, bem como habilidades de formação/liderança de equipe, pois ambos têm a tarefa de manter todos entusiasmados com o projeto e socializar elementos importantes do projeto.

Referência 1
Referência 2

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